As mais recentes

 

A liturgia da palavra do Domingo II da Quaresma apresenta-nos a história de Abraão e Isaac. É uma história de fé. A narração envolve-nos de tal forma que gera em nós a pergunta: porque estará Deus a fazer isso? O narrador não nos prepara para o seu final. Ao fim…

 

A Quaresma é um caminho no qual somos convidados a com a nossa memória, a nossa inteligência e com a nossa vontade a interrogarmo-nos sobre os nossos desejos e o sentido que damos à nossa vida, dia-a-dia. Para onde vamos? O que procuramos verdadeiramente, com as nossas opções? De que…

 

A celebração do Dia mundial do Doente põe em evidência “o serviço da Igreja aos doentes e a quantos cuidam deles”, aviva a consciência de que a dimensão espiritual é imprescindível para suportar e superar a doença e de que todos têm a graça e a responsabilidade de ajudar quem…

 

*Marcos sintetiza e localiza hoje a ação de Jesus, em três espaços fundamentais*: a igreja (simbolizada na sinagoga judaica), espaço sagrado, onde a comunidade cristã se congrega, é doutrinada pela palavra de Deus e se sente curada pelos sacramentos do perdão e do pão; a casa de Simão, espaço privilegiado…

 

Jesus veio para curar os doentes, salvar os pecadores, libertar os cativos de esperança, fazer aliança eterna. É desta forma compassiva e libertadora, que Jesus confirma o seu amor incondicional pela humanidade. Toca os leprosos para os purificar da sua impureza e os readmitir ao convívio natural com Deus e…

 

A celebração do centenário da restauração da Diocese pode exprimir-se em três palavras-chave: memória, identidade e missão. Lembramos com gratidão o passado, colhendo dele lições para o presente. Uma é a tomada de consciência da identidade da Igreja local de Leiria-Fátima: somos uma porção do “povo de Deus” constituída por…

 

*Deus é luz e esplendor, e revela-se contínua e não intermitentemente*. Aos Magos, fê-lo através de uma estrela; e, a nós, chega pela via do mistério, da novidade e da surpresa. Só aparece aos que O procuram, n’Ele colocam os olhos e permitem que lhos abra. *Necessitamos, pois, de descobrir…

 

Deus é Palavra que comunica vida e chama a participar na sua missão. Ele peregrina pelos caminhos da nossa busca de sentido, mas a sua morada é segui-Lo, permanecer com Ele, escutar a sua Voz, partir em missão para falar desta morada divina no meio de nós. Grandioso mistério este…

 

O ano de 2017 deixa para trás muitos acontecimentos negros que martirizaram e mancharam a humanidade. Mas também muitas manifestações de solidariedade e boas ações, sinais de esperança para o futuro. Nos corações humanos, em todos, há capacidade para o bem e igualmente para o mal. Como este faz mais…

 

Celebramos na oitava do Natal a Festa da SAGRADA FAMÍLIA DE JESUS, MARIA E JOSÉ. Como aos pastores, que encontraram Maria, José e o Menino deitado no presépio, a Igreja dá-nos a graça de contemplarmos o menino Deus no seio de uma família feliz e santa, que é modelo de…

 

Iniciamos cada ano com a celebração da solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus. Este dia, desde 1968, é o Dia Mundial da Paz, proposto pelo Papa Paulo VI. Este, na sua primeira mensagem escreveu: “ Dirigimo-nos a todos os homens de boa vontade para os exortar a celebrar o…

 

Estamos envolvidos pelo clima de Natal, como nos lembram luzes, decorações, música, publicidade, pessoas carregadas de prendas… A festa não toca a todos do mesmo modo. Muitos usufruem dela, mas há quem não goste e reaja ostensivamente. E há aqueles a quem ela não chega por causa da pobreza, luto…

 

A caminhada de revelação e de esperança do Advento faz-se luz no Natal. Já se sente o pulsar do Amor a nascer, fruto dum Sim humilde, silencioso e obediente à Palavra da salvação. É a infinita distância entre o “fazer o que nos diz o coração” (2 Sam 7,3) e…

 

*A boa notícia que os anjos transmitiram aos pastores foi esta: “Nasceu-vos hoje em Belém o Salvador!”* (Lc 2, 11). Ou seja, no Natal tomamos consciência de que o presépio esteve sempre instalado dentro de nós e de que somos a residência habitual e preferida de Deus. Membros da sua…

 

Famílias e paróquias vocacionais Dos pais aos sacerdotes e catequistas, qualquer cristão pode despertar vocações sacerdotais, sendo eco do coração, do olhar e da voz de Cristo que ama e chama quem escolhe para ser pastor do povo cristão. Se o jovem aceita a interpelação, é preciso ajudá-lo no seu…

Comments are closed