As mais recentes

 

Maldito o fogo indomável que faz alastrar pela terra o inferno da destruição, sofrimento, desolação e morte. Maldito o fogo que, sem dó, consome tudo o que encontra – coisas, animais e pessoas – sem nada poupar, semeando cinza, suor e lágrimas à sua passagem. Maldito o fogo cuja ameaça…

 

O amor a Deus é a decisão principal e preferencial. É ele que dá o tom e a ótica às demais opções. O evangelho de hoje diz que só quem coloca Deus no lugar cimeiro, como barómetro aferidor do seu coração, terá a intuição e a lucidez para descobrir a…

 

A economia é o conjunto de atividades que visam produzir e tornar acessíveis bens e serviços essenciais à vida e ao bem-estar das pessoas. Sempre que respeita e promove a dignidade e a vocação integral da pessoa e o bem de toda a sociedade, ela realiza a sua finalidade mais…

 

O tema central da liturgia deste domingo é sugerido pela expressão “não temais”, que se repete por três vezes ao longo do Evangelho (cf. Mt 10,26.2831). Trata-se de uma expressão que aparece com alguma frequência no Antigo Testamento, dirigida a Israel (cf. Is 41,10.13: 43,1.5: 44,2: Jer 30,10) ou a…

 

Não obstante todos os esforços e alegrias, a catequese continua a ser motivo de preocupação. Se se cuida bastante da educação da fé das crianças e adolescentes, já o empenho com os jovens e os adultos é pouco. Têm, no entanto, surgido iniciativas animadoras para ajudar uns e outros à…

 

O nosso Deus, que nos deu a vida, é o bem mais precioso que possuímos. Na verdade, é Ele que nos tem. Somos sua propriedade. Somos de Deus. Sem Ele nada podemos, nada pode fraqueza humana, assim nos lembra a oração Coleta da Missa do XI Domingo do Tempo Comum….

 

Jesus é o alimento que nos sustenta para a vida eterna. É o Pão vindo do Céu, enviado pelo Pai a salvar do mundo. Quem comunga Cristo na Eucaristia, deixa-se assimilar por Ele na vida quotidiana. A semana precisa do Domingo, assim como a Quaresma necessita da Páscoa para lhe…

 

*Deus não é um ser solteiro e solitário, mas uma família de três pessoas, que se amam e querem partilhar connosco a sua felicidade*. Deus não reside no céu ou na esfera celeste, mas foi no coração do homem e da mulher que passou a habitar, desde a criação do…

 

Porquê olhamos para o céu? Porquê nos encanta tanto o céu azul de um dia bom? Porque assim como nos serenam as ondas calmas e o som penetrante do mar tranquilo, assim também o céu infinito nos acalma. E, ainda, porquê chamamos de triste o dia cinzento de um céu…

 

Alguém escreveu que Maria, a mãe de Jesus, é a “obra-prima do Criador” e que “ela personifica a Arte, a Beleza, o Amor”. Ao seu serviço “os maiores génios do universo puseram o pincel e a caneta”. E também o cinzel. Os Pastorinhos de Fátima contemplaram-na como uma “Senhora tão…

 

Porquê olhamos para o céu? Porquê nos encanta tanto o céu azul de um dia bom? Porque assim como nos serenam as ondas calmas e o som penetrante do mar tranquilo, assim também o céu infinito nos acalma. E, ainda, porquê chamamos de triste o dia cinzento de um céu…

 

O Papa Francisco veio a Fátima como peregrino entre os peregrinos “de Maria e com Maria”. Veio rezar e invocar a bênção, a fim de que “com Cristo e Maria, permaneçamos em Deus”. Fez oração e pedagogia, nomeadamente com o silêncio prolongado. Nele se pode contemplar e escutar, fazer memória…

 

Estão em moda as caminhadas. Por motivo de saúde, simples gosto do exercício físico ou busca de bem-estar. Há quem as faça sozinho, mas o mais das vezes é com outros. Caminhar em companhia acrescenta ao benefício físico o afetivo e social. A peregrinação a pé está também em alta….

 

Deus nunca nos deixa órfãos. O seu amor está presente no ADN da criação. A sua graça nos defende contra o mal e nos cura com a sua misericórdia. O jardim da criação, a singeleza do sorriso aberto duma criança, o dom da aliança, a libertação da opressão, o cuidado…

 

Para desgosto de muitos, o Papa Francisco vem a Fátima apenas como peregrino. Não se trata de uma visita de cortesia nem uma viagem pastoral. Rezar à Virgem Maria, agradecer-lhe o dom das Aparições e proclamar santos os pastorinhos Francisco e Jacinta Marto são os seus objetivos. São bem conhecidas…

Comments are closed