As mais recentes

 

Estamos no V Domingo da Quaresma. Fizemos um caminho com a Igreja até ao sopé do monte calvário. Ali, ao contemplar a cruz do Senhor, o nosso pedido a Deus só poderá ser aquele que a Oração Coleta deste Domingo nos convida a fazer: viver com alegria o mesmo espírito…

 

Muitas pessoas, nas aflições e súplicas, fazem promessas à Virgem de Fátima. Peregrinações, ofertas de dinheiro, flores ou cera, percursos de joelhos e orações são alguns dos atos com que os fiéis cumprem as obrigações assumidas. E há até quem, por dinheiro, ofereça os seus serviços para pagar as promessas…

 

Jesus é a luz que alumia e cura a nossa cegueira. Ao pedir o Batismo queremos viver iluminados pela luz de Cristo e da sua Palavra. Este 4º Domingo da Quaresma é ao mesmo tempo a celebração da esperança (cor rosa) e a busca da purificação do mal, a que…

 

A Cáritas é a instituição da Igreja que recolhe bens, promove serviços e dá ajuda às pessoas em necessidade, apelando à colaboração e contributo de voluntários para angariar fundos que sustentam a ação benfazeja deste serviço eclesial. A caridade, no entanto, é antes de mais de pessoas para pessoas, envolvendo…

 

*Mesmo em tempo de Quaresma, a nossa conversão parece vir a destempo, como o encontro de Jesus com a Samaritana*: hora imprópria (sob o sol abrasador do meio-dia) e entre pessoas díspares (judeu e samaritana). Mas a fome e a sede dos dois vai traí-los. Connosco, Deus nunca deixa escapar…

 

Não é só de agora o reparo de que em Fátima há gente a aproveitar-se da devoção, abusando nos preços de produtos e serviços e inventando qualquer meio para fazer negócio. O centenário das aparições e a visita do Papa são ocasiões especiais para os oportunistas alimentarem a sua avidez…

 

Muitas vezes lemos os textos bíblico como se estes tratassem de factos que nada têm a ver connosco. Nada mais enganador. Com efeito, Abraão escutou o chamamento que o levou a partir, na obediência e na fé, para uma nova terra, com as mudanças, os riscos, os desafios que implica…

 

Requalificação é palavra usada para intervenções em espaços urbanos e edifício, a fim de os renovar, dotando-os de maior qualidade para servirem as pessoas. Na Quaresma, a Igreja propõe às pessoas uma pedagogia com itinerário, meios e esforços para requalificarem a sua vida espiritual, correspondendo à ação do Espírito de…

 

A observância quaresmal pode levar-nos a alcançar uma maior compreensão do mistério de Cristo. A Igreja propõe-nos um caminho que nos leva a encontrar Deus, os outros e nós próprios. A Quaresma é antes demais um tempo de graça, um tempo oportuno de conversão. A Liturgia da Palavra propõe-nos, neste…

 

O escutismo é uma escola de vida. Contribui para a educação integral “não formal” de crianças, adolescentes, jovens e adultos, para serem pessoas realizadas, bons cidadãos e cristãos comprometidos. Tem mestres, valores e ideais, projetos, metas e pedagogias ativas que envolvem todos. O seu método sabe valorizar e potenciar as…

 

O olhar desconfiado para o Senhor, busca reforçar a segurança noutros senhores. Reza a oração do “Pai Nosso”, ensinado por Jesus e que pede apenas “o pão nosso de cada dia”, mas trabalha com ansiedade e desconfiado do futuro, para obter o senhor “dinheiro” que lhe assegure o “seu pão…

 

Os videntes Francisco e Jacinta Marto eram procurados para falarem das aparições da Virgem Maria e para rezarem pelas pessoas em aflição. A sua humanidade foi enriquecida e aperfeiçoada com a luz divina recebida pelas mãos da Virgem Maria e com a sua generosa cooperação no amor a Deus, a…

 

O Evangelho de hoje direciona o nosso olhar e o nosso coração para o Pai celeste, permanentemente magnânimo, ousado e criativo, quando se relaciona com cada filho. Vivemos diariamente do celeiro da sua ternura e da sua misericórdia. O perdão do pecado serve de pretexto para Ele inventar ousadas declarações…

 

Há circunstâncias em que a vida incomoda quem a vive e quem cuida dela. É o caso da velhice, eufemisticamente chamada idade “sénior”, das doenças terminais e de situações de infelicidade e sofrimento existencial. Surge então facilmente o desejo de morte. Se a pessoa não pode ou não quer pôr…

 

As leituras deste Domingo apelam à fidelidade e à radicalidade no amor, dos quais brotam a nossa liberdade e, portanto, as opções que fazemos, nelas colhendo o que semeámos: “Diante do homem estão a vida e a morte: o que ele escolher, isso ser-lhe-á dado” (Sir 15, 17). No uso…

Comments are closed