As mais recentes

 

*A terra de Canaã, onde corria leite e mel, cingia-se, no tempo de Jesus, ao norte da Galileia*. Estava fora das fronteiras de Israel. Era uma zona pagã. Jesus não se aventurava normalmente por esses sítios. Hoje, vai operar uma cura, à distância. *A mulher cananeia grita, ou melhor, ladra*…

 

Deus é um questionador eterno. Sabe tudo, mas quer que tomemos consciência do que sabemos e o expressemos em voz direta. Dá-nos a chave da revelação, para entrarmos na profundidade da “riqueza, sabedoria e ciência de Deus” (2ª leitura). Mas Deus quer que sejamos nós a abrir a porta, num…

 

Com a semana das migrações, a Igreja em Portugal visa envolver as comunidades na atenção aos que saem do seu país em busca de melhores condições de vida. Antes, o foco incidia sobre os portugueses que emigraram; agora, são incluídos também os estrangeiros que residem em Portugal. O fenómeno migratório…

 

Deus está acima de todas as coisas. Ele levanta-se e defende a nossa causa. Ele escuta a voz daqueles que O procuram. Ele vem em auxílio daquele que O invoca: “Senhor, Salva-me!” Ele estende sempre a mão. A oração Colecta do Domingo XIX do Tempo Comum, lembra-nos que podemos chamar…

 

A narrativa da Assunção de Nossa Senhora não se encontra no Novo Testamento mas em textos do século V D.C. Estes narram que, no momento da morte de Nossa Senhora, os apóstolos, dispersos pelo mundo, foram levados pelos anjos aos pés do leito da Virgem Maria. Desta narrativa nasceram duas…

 

A fé cristã não subsiste com profundidade e proveito espiritual somente por tradição. Se a chama não amorteceu com o crescimento e vicissitudes da vida, quando muito, mantêm-se usos e costumes da prática religiosa. Hoje, isso já não acontece em muitos casos. Sem combustível, a fé amortece e apaga-se. Para…

 

*O cristianismo assemelha-se, por um lado, à roleta da lotaria, à extração da sorte grande, a uma descoberta inaudita*, surpreendente, desconcertante e descomunal, de Deus: (‘Um homem encontrou um tesouro… e ficou tão contente’; ‘encontrámos o Messias’, como disse André a Pedro e Filipe a Natanael). Mas é, simultaneamente, fruto…

 

O essencial não se vê a olho de rotina nem quando a realidade se observa pela janela de um veículo em andamento. É preciso subir ao monte com Jesus e parar, em diálogo de vida com a Palavra de Deus. Pode até haver a tentação de dormitar, em vez de…

 

É muito ampla a devoção mariana dos portugueses. Sob múltiplas invocações, muitos projetam na Virgem Maria, as suas esperanças e angústias. Imploram, prometem, fazem ofertas e agradecem. Haverá também quem lhe vira as costas, por não ver satisfeitos os seus desejos. Se são respeitáveis as manifestações devocionais, não é menos…

 

O que torna uma música apta a ser usada na Liturgia? Há instrumentos proibidos nas celebrações litúrgicas? Quais os erros mais comuns do uso da música ? Estas e outras questões são frequentemente levantadas por quem colabora na animação da Liturgia. O Presente Leiria-Fátima foi esclarecer estas e outras questões…

 

Os homens não vivem sem cultura: sem a elaboração de pensamento, linguagem, ideias, valores, instrumentos, comportamentos, ritos, mitos e crenças. A cultura é, assim, o produto do esforço e talento humanos para se relacionarem com os seus semelhantes e transformarem o mundo. Cada geração nasce e cresce amparado numa cultura,…

 

A Palavra de Deus é viva e eficaz. A comparação é muito simples: assim como a chuva e a neve, que caem do céu, regam a terra, fecundam-na e a fazem produzir para que dê a semente ao semeador e o pão para comer, assim a palavra que sai da…

 

Demos graças ao Senhor, nosso Rei, justo e salvador, que vem ao nosso encontro, mesmo quando lhe damos férias. Vem anunciar a paz e desarmar as guerras, montado num jumentinho, como convém a quem é manso e humilde de coração. Os sábios e inteligentes não conseguem ver a riqueza do…

 

Os meios de comunicação social têm um papel muito importante. Nunca é demais afirmá-lo. Aproximam de nós os acontecimentos e tornam-nos participantes neles. Transformam o mundo numa aldeia global. Fazem-nos sentir mais próximos de quem está longe e despertam-nos sentimentos de compaixão ou condenação, consoante o juízo que fazemos do…

 

Maldito o fogo indomável que faz alastrar pela terra o inferno da destruição, sofrimento, desolação e morte. Maldito o fogo que, sem dó, consome tudo o que encontra – coisas, animais e pessoas – sem nada poupar, semeando cinza, suor e lágrimas à sua passagem. Maldito o fogo cuja ameaça…

Comments are closed