As mais recentes

 

Amar a Deus e amar o próximo é caminho de Vida. São realidades dependentes que se completam, que se autenticam, que se confirmam uma na outra. Quem ama a Deus e diz não amar o seu próximo é mentiroso. Desta forma, a Liturgia da Palavra deste XXX Domingo do Tempo…

 

Tendo sido eu nada e criada numa família anticlerical e convictamente republicana, pouco dada à fé e, portanto, muito menos à prática religiosa, só pelos meus 20 anos, já no meio universitário, em Coimbra, descobri o amor trinitário e o sentido que Jesus Cristo dá à nossa vida. Passei a…

 

Cem anos após as aparições, Fátima continua a atrair peregrinos e a tocá-los; a branca imagem de Maria multiplica-se por todo o mundo. E as paixões mantêm-se: a dos que reconhecem e aderem à manifestação sobrenatural e a dos que dão explicações mais terrenas para o acontecimento. Que lições tirar…

 

No passado domingo, a palavra de Deus proclamada nas celebrações da missa falava do povo de Deus como a Sua vinha. Vinha que Ele ama, protege, cuida e da qual espera frutos. Confia-a ao trabalho de agricultores, mas estes recusam entregar-lhe a parte dos frutos que Lhe cabia. Ele não…

 

*A parábola de hoje revela-nos que Deus nunca faz a festa, sozinho:* é um rei magnânimo, que tem gosto em organizar eventos jubilosos em honra dos seus filhos e se quer ver rodeado por todos os seus amigos. É este o seu plano salvífico. As bodas simbolizavam os tempos messiânicos…

 

A Diocese de Leiria-Fatima é uma porção do povo de Deus com uma história de quase 5 séculos. Mas a vivência da fé nesta região vem de muito antes. Terão sido provavelmente mercadores, marinheiros e soldados romanos convertidos a trazer para cá a graça do encontro com o Evangelho, que…

 

Depois das férias, há sempre um início marcado entre muitos jovens e crianças, pelo desejo de ter melhores notas, melhor comportamento, causar menos problemas aos pais, aos avós, aos professores. Concluindo: desejam dar bons frutos. Sempre saboreei em cada início de ano lectivo esse gosto de dar frutos, do qual…

 

Os estudos demográficos e a observação em muitas localidades mostram que o nosso país está a envelhecer e a perder população. O número das crianças que nascem não cobre o das mortes em cada ano. Por este caminho, o futuro da sociedade está em perigo. E não há, exceto em…

 

Deus é justo em tudo o que faz e tudo o que faz é perfeito. Os seus mandamentos são vida. Nós precisamos de leis. As leis escravizam? Muitos dirão que sim. Mas estão enganados. As leis ajudam a vivermos bem a nossa liberdade. Sem leis seriamos libertinos e não livres….

 

Muitos procuram a paróquia, nas suas estruturas, serviços e colaboradores, para fazer oração, marcar celebrações, pedir ajuda ou solicitar conselho e orientação. Pode facilmente conceber-se esta estrutura eclesial simplesmente como um centro de serviços de natureza religiosa e caritativa.Quem serve a paróquia, seja sacerdote ou simples colaborador, pode situar-se ou…

 

Algumas escolas descobriram os benefícios da prática da meditação para os alunos. Ajuda-os a acalmar, gerir as emoções, dominar a agressividade, concentrar-se e a alcançar melhores resultados na aprendizagem. Por isso a promovem bem como estudos científicos para controlar os efeitos dessa prática. Alguns projetos, para contornarem os preconceitos adotaram…

 

‘Porque ficais aqui todo o dia sem trabalhar?’ (Mt 20,6) interpela o Senhor o indiferente, o acomodado, o espetador, o senhor de si. Viver a vida em estado de hibernação umbilical, adormecido na sua auto-satisfação, é parar de crescer, de procurar mais além do horizonte limitado do já conhecido. O…

 

*O perdão não se deve transformar num acto heróico, isolado e ocasional, mas sim no exercício* habitual da profissão do cristão. Não pode ser seletivo e discriminatório: Deus ama a todos, pois ‘faz incidir o sol e a chuva sobre bons e maus’. *Para já, a dívida do servo da…

 

A Diocese de Leiria-Fátima vai celebrar o centenário da sua restauração. A efeméride será ocasião para revisitar o passado e o caminho percorrido até ao presente. Descobrir-se-ão rostos, factos e outros fatores que teceram a história deste povo de Deus. Ver-se-á como correspondeu com fé aos desafios, apelos e graças….

 

A linha condutora dos textos deste domingo é a palavra IRMÃO que no mundo oriental era associada ao núcleo familiar, pai, mãe e filhos mas também aos primos que faziam parte da mesma tribo. No Evangelho é muito mais: abrange a comunidade de todos aqueles que, pelo Baptismo, se tornaram…

Comments are closed