As mais recentes

 

A caminhada de revelação e de esperança do Advento faz-se luz no Natal. Já se sente o pulsar do Amor a nascer, fruto dum Sim humilde, silencioso e obediente à Palavra da salvação. É a infinita distância entre o “fazer o que nos diz o coração” (2 Sam 7,3) e…

 

*A boa notícia que os anjos transmitiram aos pastores foi esta: “Nasceu-vos hoje em Belém o Salvador!”* (Lc 2, 11). Ou seja, no Natal tomamos consciência de que o presépio esteve sempre instalado dentro de nós e de que somos a residência habitual e preferida de Deus. Membros da sua…

 

Famílias e paróquias vocacionais Dos pais aos sacerdotes e catequistas, qualquer cristão pode despertar vocações sacerdotais, sendo eco do coração, do olhar e da voz de Cristo que ama e chama quem escolhe para ser pastor do povo cristão. Se o jovem aceita a interpelação, é preciso ajudá-lo no seu…

 

As leituras deste Domingo, no seu conjunto, são um apelo à Alegria gerada na esperança que nos habita que é a esperança na alegria plena que Jesus Cristo traz à nossa existência. Celebramos o nascimento do Senhor no Dia de Natal, mas o tempo que o antecede permite-nos viver a…

 

Fátima acolheu um concerto do Gen Rosso, grupo musical inspirado na espiritualidade do Movimento dos Focolares que promove a cultura da unidade, da paz e da fraternidade. Em apenas três dias preparou e envolveu no espetáculo cerca de 200 alunos de três colégios e jovens portadores de deficiência sob o…

 

Celebramos a Nova Eva, fiel desde o nascimento até à morte, que se habituou a viver na graça de Deus! Sempre se sentiu humilde criatura, longe dos holofotes, numa santidade tão natural, que nem dá nas vistas! Foi o Anjo do Senhor que lhe revelou ser “a cheia graça”, ser…

 

São Pedro adverte-nos na segunda leitura: Deus “usa de paciência para connosco e não quer que ninguém pereça”. O que está em causa é a segunda vinda de Jesus que tarda em acontecer, como pensam alguns, mas na verdade “o Senhor não tardará em cumprir a sua promessa”. Segundo o…

 

O Movimento dos Cursos de Cristandade é escola autêntica de fé e apostolado. Para os homens e mulheres que acolhem os seus convites e participam nas propostas torna-se com frequência uma feliz experiência de encontro pessoal com Jesus Cristo, de aprofundamento da relação com Ele e de compromisso cristão. A…

 

Bem entendidas, cada uma na sua esfera própria, ciência e fé não se opõem. Desafiam-se e ajudam-se mutuamente. A ciência busca conhecer e compreender como são e funcionam o mundo, o homem, a vida, a natureza… A partir dela, os homens intervêm para melhorar a vida na terra. A fé…

 

*O início do ano litúrgico começa pelo fim*, porque é a esperança, a alegria e o encontro do Senhor que dão o tom à caminhada eclesial e da santidade. O cristão é o homem da espera, da expetativa, do anseio pelo encontro com o ‘noivo’, o Senhor, que está para…

 

Longe vai o tempo, em 1925, em que a Solenidade de Cristo-Rei foi instituída pelo Papa Pio IX, com o objectivo de que a figura da realeza de Cristo se impusesse ao ateísmo e à secularização, que então se desenvolviam e hoje imperam, numa subtil aliança entre a Igreja e…

 

Atualmente, os padres aparecem com muita frequência nos meios de comunicação social. Nem sempre por bons motivos. Os erros e crimes de alguns são denunciados na praça pública, com grande escândalo, e as dificuldades com o seu serviço religioso passam de boca em boca. A dedicação e virtude da maioria…

 

A Oração Colecta do XXXIII Domingo do tempo comum faz referência a alegria de estar ao serviço do Senhor. Rezaremos assim, concluindo a oração: “porque é uma felicidade duradoira e profunda ser fiel ao autor de todos os bens”. De facto, o tema central das leituras que a liturgia da…

 

Com a criação do Dia Mundial dos Pobres, o Papa Francisco pretende chamar a atenção que eles são pessoas e é preciso sair ao seu encontro. Devem ser olhados e tratados como tais e ser-lhes reconhecido o direito ao protagonismo na condução da própria vida. Mas precisam de ser ouvidos…

 

O futuro é esperança de núpcias anunciadas! As lâmpadas acendem-se de fé e caridade para caminhar durante a noite da espera. A almotolia é uma vida doada que acumula no Céu, com a mesma entrega do Filho, que nos visita e sela connosco a aliança eterna no seu sangue. O…

Comments are closed