Os desafios à catequese hoje

Não obstante todos os esforços e alegrias, a catequese continua a ser motivo de preocupação. Se se cuida bastante da educação da fé das crianças e adolescentes, já o empenho com os jovens e os adultos é pouco. Têm, no entanto, surgido iniciativas animadoras para ajudar uns e outros à alegria do encontro com Jesus Cristo e a prolongá-lo numa vida cristã convicta e proveitosa.

Mesmo com carências, há muitos catequistas envolvidos na missão de ajudar a conhecer Jesus, experimentar o seu amor e viver uma relação pessoal de amizade e confiança com Ele. Queremos, todavia, catequistas melhor formados, testemunhas convictas da beleza da fé cristã e com impacto na vida. Maior esforço com os jovens e adultos dotaria as comunidades cristãs de pessoas em condições de as ajudar a crescer e a torná-las mais atrativas.

A família é ponto chave na catequese, especialmente na infância e adolescência. Se há muitas famílias que a pedem para os seus filhos, grande parte delas só os acompanha na experiência celebrativa da fé nas festas, mas não na missa de cada domingo. E o apoio à vivência e à prática da oração no dia a dia deixa muito a desejar. Sem o testemunho e a ajuda da família, a catequese produz poucos frutos na vida das crianças. Importante é igualmente e o apoio das comunidades, movimentos e grupos…

Desafios à catequese: levar ao encontro com Jesus Cristo vivo; proporcionar experiências gratificantes e animadoras para a vida; cativar e interessar a participar no percurso que leve mais longe o conhecimento, a relação e comunhão de amor com Cristo que não termine na adolescência, mas se prolongue pela vida fora; conseguir traduzir a catequese na linguagem, sensibilidade e categorias do mundo de hoje; iluminar e fortalecer a vida da família para se tornar verdadeira “Igreja doméstica” onde se vive a fé e se sai em missão testemunhando o Evangelho.

Pastores e colaboradores na vida da Igreja, precisamos de discernir o momento atual e identificar o caminho por onde o Espírito de Deus nos guia na missão catequética.

6 Junho, 2017

One Comment

  1. EVA Juscemari Siqueira Vancin

    Gostei muito.
    Sim a família é fundamental para uma excelente construção do Reino de Deus aqui. Catequisarcom as famílias é preciso. 👍👍

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *