O verdadeiro Natal

Estamos envolvidos pelo clima de Natal, como nos lembram luzes, decorações, música, publicidade, pessoas carregadas de prendas… A festa não toca a todos do mesmo modo. Muitos usufruem dela, mas há quem não goste e reaja ostensivamente. E há aqueles a quem ela não chega por causa da pobreza, luto ou sofrimento em que se encontram. Muitos retiraram Jesus do Natal, substituindo-o por prendas, pais-natais, almoços e jantares, canções… Neste cenário, o que fica do Natal de Jesus? “Uma festa vazia”, que depressa passa, voltando-se ao ramerrão da vida quotidiana, das ambições, da luta por suplantar os outros e das alegrias dos próprios êxitos.
O Natal é bem mais profundo e significativo do que o celebra o comum das pessoas. Não é apenas poesia, emoção, festa de família e gestos de bondade e paz.
No passado domingo, o Papa Francisco descreveu o essencial do Natal. Falando em Roma, na Praça de S. Pedro, às crianças presentes para a bênção das imagens do Menino Jesus do presépio, o Papa repetiu as palavras “há sempre lugar para ti”, de um cartaz, e disse: “Quando rezardes em casa, diante do presépio, deixai-vos atrair pela ternura de Jesus Menino, nascido pobre e frágil no meio de nós, para nos dar o seu amor. Este é o verdadeiro Natal. Se tiramos Jesus, o que fica do Natal? Uma festa vazia. Não tireis Jesus do Natal! Jesus é centro do Natal, Jesus é o verdadeiro Natal. Compreendestes?”.
Viver o Natal de Jesus significa deixar-se envolver na luz de Deus com que Jesus veio iluminar a vida de quem o deixa entrar no próprio coração. Em consequência, não se deixa abafar em si mesmo o espírito, mas faz-se dele a fonte do viver com sentido, esperança e confiança. Com o nosso espírito iluminado e movido pela fé tornamo-nos construtores de paz e fraternidade. O Natal pratica-se nos pequenos gestos de amor para com cada próximo, para que nenhum fique só e abandonado, sem calor nem companhia. Jesus veio para dar amor e alegria a todos. Hoje confia-nos a mesma tarefa.

19 Dezembro, 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *