Escola de fé e apostolado

O Movimento dos Cursos de Cristandade é escola autêntica de fé e apostolado. Para os homens e mulheres que acolhem os seus convites e participam nas propostas torna-se com frequência uma feliz experiência de encontro pessoal com Jesus Cristo, de aprofundamento da relação com Ele e de compromisso cristão.
A participação num “curso” ou retiro de três dias, com uma pedagogia muito própria, marca para muitos a descoberta ou redescoberta da fé cristã. A temática, apresentada por leigos e sacerdotes, ajuda a examinar a própria vida e a confrontá-la com o Evangelho, abrindo-se com frequência na pessoa uma nova luz ou um olhar que provoca mudanças, por vezes, radicais. A oração, mais intensa e pessoal, abre à receção do dom da fé e do amor gratuito de Jesus Cristo. O clima do curso é comunitário e envolvente. O acompanhamento de leigos que já passaram pela experiência e de um ou mais sacerdotes ajuda a tirar dúvidas e a amparar a pessoa nos momentos de emoção e dúvida. Nos casais, normalmente, participa primeiro o marido e só depois a esposa. Mas, posteriormente, há também propostas para o casal.
Após o “curso”, o Movimento propõe à pessoa a inserção num grupo, o apoio de um sacerdote e o compromisso na sua comunidade. Outras propostas e encontros ajudam o “cursista” a dar continuidade à experiência inicial.
Além da redescoberta pessoal da fé, o Movimento lança a pessoa numa vida apostólica, mediante o testemunho dos valores humanos e cristãos nos próprios ambientes, contribuindo assim para a transformação do mundo segundo Deus. O apostolado realiza-se também pela inserção em serviços e movimentos da Igreja, aprofundando a fé, contribuindo para que outros o façam e empenhando-se na prática do amor fraterno e da caridade nas famílias e na comunidade.
Este Movimento continua a ser um válido meio para proporcionar o encontro pessoal com Cristo e formar para o apostolado. Não se deixe desperdiçar este instrumento do Espírito Santo para a evangelização e o desenvolvimento espiritual das pessoas no nosso tempo!

28 Novembro, 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *