Cultura de fraternidade

Fátima acolheu um concerto do Gen Rosso, grupo musical inspirado na espiritualidade do Movimento dos Focolares que promove a cultura da unidade, da paz e da fraternidade. Em apenas três dias preparou e envolveu no espetáculo cerca de 200 alunos de três colégios e jovens portadores de deficiência sob o lema “juntos pela paz”. Foi impressionante a integração e harmonia que os artistas conseguiram com aqueles novos protagonistas.
A mensagem apelava a viver o amor a cada pessoa e a superar-se recusando a violência e construindo a paz na relação com os outros, mesmo os diferentes de nós nas ideias e escolhas de vida. “Se tu queres, tu podes”, repetia-se numa das canções. A base é a fé no amor de Deus, o mesmo e único pai de todos. Os espectadores tornaram-se também atores pelo canto, os aplausos e a sintonia com a ação e mensagem do palco. Todos foram tocados pela mensagem de fraternidade e de paz transmitido com a linguagem da música, dança e coreografia.
É fundamental a cultura da fraternidade. Num mundo de conflitos, discriminações, violência, medo e rejeição do que é diferente, promover esta cultura significa reconhecer que o que une os homens é mais e mais importante do que aquilo que os separa. Acentuar a comum humanidade, a mesma dignidade, que todos precisamos uns dos outros, que somos filhos do mesmo Pai celeste, tudo isto é mais importante do que a geografia, a cultura ou a religião em que se nasceu ou se vive. Podemos partilhar valores e talentos. Se dermos as mãos, construímos um mundo de paz. É tarefa de todos, ninguém pode ficar de fora. Cada um pode e deve dar o seu contributo.
O concerto de Fátima deixou-nos a mensagem de que se cada um quiser, é possível fazer acontecer a paz e a fraternidade. O grupo musical mostrou-o: integra 18 pessoas de diferentes países de 4 continentes e souberam trabalhar e integrar os jovens no seu espetáculo com harmonia e beleza. Cabe agora a todos nós construir fraternidade e paz em todo o lado. É também a mensagem do Natal.

5 Dezembro, 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *