Famílias e paróquias vocacionais

Famílias e paróquias vocacionais
Dos pais aos sacerdotes e catequistas, qualquer cristão pode despertar vocações sacerdotais, sendo eco do coração, do olhar e da voz de Cristo que ama e chama quem escolhe para ser pastor do povo cristão. Se o jovem aceita a interpelação, é preciso ajudá-lo no seu caminho de formação e discernimento vocacional. É trabalho a várias mãos.
Tradicionalmente, os gérmenes vocacionais eram cuidados especialmente nos seminários menores em colaboração com as famílias, comunidades paroquiais e párocos. A situação socio-religiosa e familiar atual mudou e os seminários menores esvaziaram-se, sendo necessário inventar modos novos de acompanhamento vocacional. O Seminário em Família é um deles, sucedendo ao chamado Pré-seminário.
A nova instituição acolhe os rapazes em que desperta a possibilidade de serem destinatários de uma vocação sacerdotal, aqueles para quem esse horizonte de vida faz sentido e encontra eco no seu coração. O acompanhamento oferece-lhes formação, experiências e ajuda humana, intelectual e espiritual desenvolver e clarificar os sinais. O objetivo é cada um discernir se realmente Jesus Cristo o chama e se está disponível, por livre decisão, para abraçar a vocação sacerdotal.
Estes jovens não caminham sozinhos, mas em grupo, acompanhados por uma equipa que inclui padres, casais e outros fiéis leigos. Assim, o contributo é diversificado e complementar.
“Em família” significa que residem em casa, frequentam escolas normais, participam na vida da comunidade cristã e convivem com amigos, familiares e muitas outras pessoas. Nesse ambiente hão de amadurecer e discernir a sua eventual vocação. O contributo das famílias e paróquias é fundamental através do encorajamento, apoios, oração, amparo… As vocações sacerdotais só vingam em famílias e paróquias verdadeiramente vocacionais, aquelas que as estimam e ajudam.
Oxalá o novo Seminário em Família encontre em toda a comunidade diocesana apoio para que dê abundantes frutos. Então haverá suficientes bons pastores para a todos guiar e ajudar.

12 Dezembro, 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *